Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Podicipediformes
Família: Podicipedidae
 Bonaparte, 1831
Espécie: P. major

Nome Científico

Podicephorus major
(Boddaert, 1783)

Nome em Inglês

Great Grebe


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Pouco Preocupante

Fotos Sons

Mergulhão-grande

Conhecido popularmente como mergulhão-grande, o Podicephorus major é uma ave da família Podicipedidae. É a maior espécie de mergulhão.

Seu nome científico significa: do (latim) podex, podicis = anus; e pes = pé, pés; e -phorus = que tem, que carrega; e do (latim) major = maior, grande. ⇒ (Ave) grande que tem os pés (perto do) anus.

Características

Mede de 67 a 77 cm. e pesa cerca de 1600g. É a maior espécie de mergulhão. Cabeça e cara preta na fase reprodutiva, com um pequeno, porém distinto topete occipital; bico longo e afilado; pescoço comprido, vermelho ou brancacento (dependendo da fase); dorso acinzentado e peito branco. Em vôo revela um grande espelho alar branco.

Voz: Forte e sonora, assemelha-se a um miado descendente “ éo”, “oo-o”, “ook…”

Subespécies

Possui duas subespécies:

(Clements checklist, 2014).

Alimentação

Alimenta-se principalmente de peixes.

Reprodução

Nidifica entre outubro e novembro no Rio Grande do Sul e entre o outono-inverno, alcança o litoral do Paraná e o sudeste de São Paulo. Faz um grande ninho flutuante, onde põe 2 a 4 ovos pequenos, alongados e brancos.

Hábitos

Vive em lagos grandes de áreas abertas, estuários de rios e orla marítima. Encontrado aos pares ou em pequenos grupos, compostos de adultos e imaturos. Quando mergulha desenvolve grande velocidade sob a água, mas em terra, mostra-se desajeitado.

Distribuição Geográfica

Espécie meridional, indo da Terra do Fogo ao Uruguai, Paraguai e Brasil. Uma população disjunta existe no nordeste do Peru, enquanto a principal distribuição da espécie está localizada do extremo sudeste do Brasil ( Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo ) à Patagônia e Chile central. A população do sul do Chile é considerada uma subespécie separada, P. m. navasi. Status de conservação: LC ( IUCN ).

Referências

Consulta bibliográfica sobre as subespécies:

Galeria de Fotos